A cidade de Santos se prepara para a 12ª edição da Festa do Livro, que trará como tema central “Perspectivas decoloniais na literatura – enredos plurais”. O evento será uma celebração da literatura como ferramenta de conhecimento, resistência e empoderamento, promovendo o encontro entre leitores, escritores e amantes da cultura literária.
A Festa do Livro acontecerá entre os dias 07 a 12 de agosto de 2023, na Estação da Cidadania – Av. Ana Costa, 340.
Idealizada pela jornalista e escritora Helle Alves (in memoriam), e realizada por iniciativa do Fórum da Cidadania de Santos/ Concidadania, a Festa do Livro já é um marco no calendário cultural da cidade desde 2015. Agora, inserida no Calendário Oficial da Cidade (Lei 3138/2021), conforme Projeto de Lei apresentado pelo vereador Chico Nogueira, a celebração busca a democratização do livro, o acesso à cultura e a inclusão social por meio da literatura.
A edição de 2023 presta homenagem à memória de Ivani Ribeiro, uma importante autora da teledramaturgia brasileira, por ocasião de seu centenário, e a Maria Valéria Rezende, ativista aguerrida das boas causas e exímia escritora santista, reconhecida com prêmios importantes em sua carreira literária. Também será realizada uma homenagem póstuma à escritora, poetisa e ativista Alzira Rufino.
Com uma programação diversificada, a Festa do Livro oferecerá diversas atividades, incluindo oficinas, bate-papos, lançamentos de livros, rodas de conversa, saraus, apresentações musicais, contação de histórias, artes cinematográficas e visuais, entre outras atrações. O evento contará com a participação de escritores, leitores, estudantes, crianças e público em geral, tornando-se um espaço plural de trocas de experiências e celebração da vida por meio da literatura.
A Festa do Livro será também um espaço para a troca de obras literárias, estimulando a leitura, a reutilização e o compartilhamento de livros entre os participantes. Além disso, contará com um Varal de Poesia do coletivo “Linhas de Santos” e apresentações artísticas, com o grupo Cantos Literários em homenagem ao Tropicalismo, além de participação de artistas e coletivos de todo o litoral paulista, como o Sarau das Sereias Vermelhas, Sarau da Cidadania, artistas como Ana Lua, Jeanice Ferreira e Cleide Bertholini, além do coral indígena de Mongaguá.
O evento também contará com um relevante espaço de discussão sobre a literatura na Baixada Santista, além de servir como uma vitrine para o trabalho de novos escritores e a consagração de importantes escritores da nossa região.
A 12ª Festa do Livro conta com o apoio da União Brasileira de Escritores, e se configura como um evento essencial para a promoção da cultura literária e da resistência contra a barbárie cultural, por meio da conscientização, da imaginação e do desenvolvimento criativo. A cidade de Santos se prepara para receber escritores, artistas, intelectuais, ativistas e estudantes em um encontro marcado pela celebração da literatura e das perspectivas decoloniais na literatura – enredos plurais.
Serviço:
Evento: 12ª Festa do Livro – 2023
Tema: Perspectivas decoloniais na literatura – enredos plurais
Local: Estação da Cidadania – Av. Ana Costa, 340
Data: 07 a 12 de agosto de 2023
Público-alvo: Escritores, leitores, amantes da literatura, estudantes, crianças e público de maneira geral
realização: OSC Consciência pela Cidadania – Concidadania
Contato: Fabi Mesquita
61-998724955
Cronograma de Atividades – 12ª Festa do Livro (07 a 12 de agosto de 2023)
07/08 (segunda-feira)
• 17:30 – Oficina de lambe lambe
• 18:30 – Cerimônia de abertura – autoridades+concidadania+UBE
Atividade: Sarau Musical/Literário – Tropicalismo
08/08 (terça-feira)
• 16:00 – Oficina de escrita erótica com Cynthia Panca
• 19:00 – Roda de Conversa – Diálogos plurais – provocações sobre decolonialismos
09/08 (quarta-feira)
• 19:00 – Roda de Conversa com escritoras mulheres para falar de suas motivações e quais autoras fizeram/fazem suas cabeças
10/08 (quinta-feira)
• 19:00 – Diálogos intergeracionais – Literatura e Cultura, uma amalgama entre geracoes
• 19:00 – Oficina de prevenção `a violencias exual infanto-juvenil para crianças atraves de literatura infantil
11/08 (sexta-feira)
• 19:00 – Mesas redonda: SUR: a literatura latino-americana como espaço da luta decolonial
12/08 (sábado)
• 10:30 – Espaço Criança nas mangueiras com oficina de plantio e contação da história Poê Tupinambá Segue o Céu para Plantar para as crianças
Responsável: Cyntia
Local: A confirmar
• 9:30 – 11:30 -Atividade: Sereias Futebol Clube – Oficina de cantos de torcida (homenagem as jogadoras brasileiras na Copa do mundo, que enfrentam o patriarcado e o racismo e fazem futebol de verdade.
• Varal de poesia do coletivo “Linhas de Santos”
• 14:00 – Da Perifa à Academia – Diálogos interseccionais – Você está preparado para esse rolê?
• 15:30 – Batalha de slam
• 16:00 – Dois encontros com Virginia Woolf (atividades seguidas e complementares)
Primeiro encontro: Um teto todo seu e outros escritos feministas
Segundo encontro: Exposição/Intervenção artística – Vestidos para Virginia
• 17:00 – Oficina: A escolha e a mediação da leitura infantil e juvenil
• 17:00 – Oficina: Como se tornar escritor
• 18:00 – O autor e sua obra
• 19:00 – Homenagem/femenagem: Ivani Ribeiro, Maria Valeria Rezende, Alzira Rufino
• 19:30 – Sarau da cidadania
Atividades contínuas durante o evento:
1. Troca de livros – Atividade cujo objetivo é estimular a leitura, a reutilização e o compartilhamento de livros. Para participar da ação, é só levar livros em bom estado que deseje trocar por outro. Não há limite para a quantidade de livros, ou seja, pode-se trocar quantos livros quiser. As obras ficam à disposição da escolha do leitor, entre os livros disponíveis, que serão expostos na entrada frontal da Estação da Cidadania de Santos, na parte externa junto à rua.
2. Leia Santos (praça)
Lembrando que as informações ainda estão sujeitas a confirmação e alterações.
The post 12ª edição da Festa do Livro first appeared on concidadania.org.br.